TAMARA


Olá professora,
Finalmente vim cá falar sobre o(s) livro(s) que estou a ler. A escolha foi, ou melhor, ainda está a ser difícil. Fica comigo esta noite; Cão como nós; O meu pé de laranja-lima.
Fica comigo esta noite é um livro de contos de Inês Pedrosa. Os meus contos preferidos foram "A rapariga do verão passado", que fala de uma família que vivia numa vivenda isolada, mas que depois começaram a aparecer mais pessoas. uma delas foi uma família que tinha uma rapariga que tinha acne, era meio gordinha e estava sempre a ouvir música com o volume muito alto. A senhora (da 1ª familia que vivia lá) começa a insinuar que a rapariga se está a fazer ao marido. a história baseia-se depois numa série de mudanças que ocorrem no bairro, sendo uma delas, o tal casal. Outro, que também gostei foi "A Cabeleireira" porque a história começava com uma cliente a ir ao cabeleireiro, e a cabeleireira começa a contar a sua vida - como é que foi para cabeleireira, a sua gravidez planeada para que o marido ficasse com ela, mas isso resultou mal, e o seu marido acabou por pontapear a barriga de modo a que a sua esposa perdesse o bebé.
Outro livro que eu também li há pouquíssimo tempo, e que também gostei foi Cão como nós de Manuel Alegre. O livro é sobre um cão que morreu, sobre a relação dele com o dono, e com o resto da família. E entre os vários episódios do passado (de como o cão se comportava, como vivia, ...), o autor têm uns parágrafos em parêntesis numa página a seguir, como que a dividir os acontecimentos a "falar com o cão"- p.e.: "(É melhor que não faças fitas, são pessoas de cerimónia as que estão cá hoje, deixa os chocolates em paz, não me obrigues a dar uma sapatada num cão que não se vê.)".
Para além destes dois livros, ando a ler O meu pé de laranja-lima. Mas como ando um bocado desinteressada, além de me confundir com as personagens, ainda só apanhei que eles vão mudar de casa e mais umas outras coisas pequeninas. A minha mãe já me disse que não vale a pena ler mesmo antes de dormir, porque já estou cansada, e eu sei que é um livro interessante, mas tem algum conselho para tornar esta leitura mais interessante? Resto de um bom dia :)
4/11/08
_________________________________________
Tamara,
Estás uma leitora-malabarista, pois ler vários livros ao mesmo tempo não é nada fácil! Julgo que as tuas escolhas são bastante interessantes, mas convinha, agora, demorares algum tempo sobre um dos livros e aprofundares algumas das reflexões e considerações que possas fazer. Caso contrário, a leitura pode tornar-se daquelas viagens em que percorremos vários países, mas só lhes conhecemos as estações de comboio. Às vezes vale a pena «perder tempo» com algum e apreciá-lo mais demoradamente. Li O Meu pé de laranja-lima há muitos anos e foi extremamente comovente. Confesso que chorei desalmadamente! Parece que a tua mãe tem razão, senta-te com calma e lê com mais concentração e menos cansaço que vais descobrir um livro interessante. Entretanto, fiquei curiosa acerca dos contos da Inês Pedrosa. Mais algum que tenhas gostado em particular? Que reflexões é que teceste? Aguardo resposta.
Boas Leituras
Marina
_____________________________________________

Daniela Ascensão disse...
Tamara, concordo perfeitamente com a professora, deves ler um livro de cada vez. Nestas férias entrei numa autêntica aventura da leitura: LER OITO LIVROS AO MESMO TEMPO. É uma experiência a não repetir, às tantas confundi todas as histórias e fiquei sem conhecer nenhum dos livros na sua íntegra. Para os mais curiosos, os livros que li foram: O Rapaz do Pijama às Riscas, O tempo não pára, A imaginação hiperactiva de Olivia Joules, Às dez a porta fecha, Flor de Mel, Teodora e o Relógio Mágico, Artur e os Minimeus e Se perguntarem por mim digam que voei. Agora estou a tentar arranjar um tempinho para ler cada um dos livros individualmente para perceber alguma coisa...
26/11/08

Nenhum comentário: